28.9.09

 

Gripe A - Mito ou Realidade?

Tenho recebido vários emails sobre a gripe A, e 95% deles referem-na como "Pandemia de Lucro".

Ora bem, não seria altura daqueles que têm assim tanta certeza de que é uma pandemia de lucro virem à praça pública e provarem por A+B que não há nada de mal?

A minha filha teve uma gastroentrite e perguntou-me a dada altura "será que estou com gripe A? Dizem que faz vómitos e diarreia..."

Mas o que é isto? Há ou não um problema? É ou não grave?

O meu chefe, a propósito de uma constipação que teve, dizia "ao menos se fosse gripe A podia ser que isto me passasse de uma vez". Não sei o que ele queria dizer, mas parece-me que há, por um lado excesso de preocupação e por outro, nenhum cuidado.

No sábado estive na Biblioteca da Faculdade e fui à casa de banho quando me vinha embora, pois bem, só havia papel em metade dos sanitários, e não havia sabonete para lavar as mãos.
Pergunto-me: não há sabonete porque têm medo que alguém infectado possa contaminar o dispensador? Assim ninguém lá pões as mãos. Não havia sabonete porque era sábado e ao fim-de-semana não se deve ir à biblioteca da faculdade? Ou a senhora responsável por encher os dispensadores está doente com gripe A?

Se nalguns locais primam pelo excesso de zelo noutros nem por isso.

Ao que consta há empresas (grandes) que medem a temperatura aos funcionários quando estes chegam, quando saem para ir à casa de banho, almoçar, fumar um cigarro; medem a temperatura e desinfectam-nos.
Mas parece-me que essa mesma empresa que zela tanto pela saúde dos funcionários não está a desinfectar os carros de compras dos clientes, não tem nenhum tipo de protecção nos legumes, nos artigos que tem nas prateleiras à venda, etc.

E afinal em que ficamos?

Há ou não perigo?

E expliquem lá melhor o que se passa nas escolas de Amadora.
Como é que tantas crianças estão, ou foram, infectadas?

Se tantos dizem que não há perigo, não há pandemia, tudo não passa de interesses económicos, porque é que morreu já uma pessoa? E essas autoridades que defendem que são apenas interesses económicos será que podem explicar porque é que morreu uma pessoa?

Eu sei que morrem milhões de pessoas vitimas de malária, com diarreia e com FOME, e que ninguém faz nada porque não há interesses económicos, mas neste caso, podem esclarecer em vez de reenviar mails constantes?

Comments:
Uma coisa é certa; está a ser um belo lucro para certas entidades!! E quando falamos em algo que em termos de morte não se compara com a gripe normal, tá tudo dito. Em Portugal até agora morreu apenas 1 pessoa. Quantas já morreram pela gripe normal?
 
Não sei quantas terão morrido de gripe normal, mas a avaliar pelo circula nos emails:comam canja de galinha, é porque deve haver por ai uma receita especial de canja de galinha, e neste momento os familiares do Diogo alvim já devem ter perguntado no hospital porque é que não lhe deram mais canja, talvez não tivesse morrido...

E quem é que morre de gripe normal? E que medidas se devem tomar? Porquê e quem morre de gripe?

Tanta dúvida e tão pouca resposta...
 
Cara Mim,

Procura respostas, sugiro este video:
http://e-curioso.blogspot.com/2009/08/pandemia-de-lucro-parte-ii.html

Algumas questões:
1- vão morrer pessoas?
R - Sim, muitas

2- morrerão mais de gripe A ou da "normal"?
R - Provavelmente com gripe "normal" pois encontra-se mais difundida

3- quem será principalmente afectado?
R- pessoas debilitadas fisicamente, crianças pequenas, idosos e grávidas

4- Se não é assim tão perigosa, porque é que tem um nível de perigo elevado segundo a OMS?
R- Porque apesar de não ter uma mortalidade elevada é altamente contagiosa, sendo necessários cuidados para minimizar o número de pessoas contaminadas

5- A canja faz realmente bem?
R: Há estudos que defendem que sim mas não é obviamente um medicamento

6- E a vacina?
R: Várias fontes referem que a vacina é muito mais perigosa que a Gripe A, havendo imensos casos de pessoas com problemas a nível neurológico após terem tomado a mesma.

7- Deverei ter cuidados de higiene como, por exemplo, lavar as mãos após ter estado num sítio público?
R- Claro que sim mas isso já devia fazer até antes.


Um abraço,
Vasco Gaspar
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?