26.8.09

 

O Cubo Mágico


Em 1900 e 80 e tal a moda do cubo andava por cá.


Eu tive 2 modelos de cubos mágicos: o normal com as cores e outro que tinha naipes. Só não me lembro muito bem como era, porque os naipes são 4 e os lados do cubo, 6...!?


Lembro-me de desmontar os quadradinhos do cubo para ficarem bem. Lembro-me de resolver o cubo e de como era fácil e de me sentir irritada por ter levado tanto tempo a perceber.


Hoje existem sites que ensinam a resolver o cubo, no meu tempo desmontava-se...


Já nada é como era e o que me assusta é que vai piorar.


A Internet substitui tudo.


Quando eu era miúda ia para o alcatrão (vulgo "traseiras da casa da bicas que tinha um imenso espaço alcatroado, hoje não tão imenso, que estava todo marcado a giz, das obras dos prédios que estavam em construção por trás da padaria, com campo de futebol, marcações do jogo dos policias e ladrões, macaca, entre outros, e que hoje está cheio de carros estacionados, 80% deles concerteza pertencentes aos adultos que foram crianças naquele espaço") brincar, hoje em dia a internet substitui e as crianças brincam online.


Será mais seguro? Tenho dúvidas.


Quando eu era miúda ia para o parque lá do fundo brincar, levava com os baloiços na cabeça, e havia sempre muito sangue, muita areia, muita porrada. A Cilinha gritava da janela da cozinha: "ninóooo, daniel, lancharrrrrrrr, uuu-uuuuuuu-u" era um grito de guerra que se ouvia no parque e que servia para os filhos dela e para todos os outros correrem para casa comer pão com manteiga ou tulicreme e beber 1 copo de leite com toddy.


Hoje não há gritos de guerra, aliás, nem parque com baloiços.

Os baloiços são perigosos, a areia tem muitas porcarias, o escorrega pode queimar, eu sei lá os perigos do parque, mas o que é certo é que nós crescemos e estamos cá (não contam aqueles que morreram de overdose, claro) e os miúdos de agora nem sequer sabem saltar à corda.


Uma coisa é certa, eu levei semanas e semanas a tentar resolver o cubo mágico, será que a minha filha precisa do mesmo tempo?

Comments:
deixaste-me nostalgico :)

eu também desmontava o cubo porque não tinha paciência para estar ali a dar voltas e voltas... e rasguei umas calças num escorrega porque era de madeira e soltou-se uma farpa (tive sorte ser só as calças...)
 
Ah já nem me lembrava do "alcatrão", que engraçado.... Do Tulicreme lembro-me bem, porque anteontem fui às compras com o Bruny e disse-lhe: Ah..... Tulicreme amor..... E lá comprámos..... e que bem que soube num pãozinho de ontem (eu, que, pão de ontem, só torrado, mas com Tulicreme lá marchou)...

E sabes do que também tenho saudades e até fico ofendida de não te lembrares?? Vê se te lembras destas três coisas....

1)- Bonjour Patapouff!
- Bonjour Mademoiselle!
(falta para a S. que hoje não veio às aulas de francês na marquise da Bicas!)

2) "Please.... don't come easy...."
(por favor, ñ te venhas rápido?????? olha se fosse em português....)

3) "Midnight...uuuu..txaren látchinsfarmi..."
(esta última parte é a que não me lembro, e provavelmente na altura devia ser assim que cantava....)
 
Ohhh.. Saudosos e Grandiosos Anos 80..
Quando esse pequeno objecto apareceu.. ui!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?